Zenilda, Zenaide e Zeneide Petuba da Silva são três irmãs que sempre sobressaíram na escola pela facilidade em desenhar e nos trabalhos manuais. “A gente inventava o que fazer e como fazer. Íamos sempre lá no seu Zezito ver o que ele fazia. Ele trabalhava na Secretaria da Cultura e convidou a gente para uma mostra estudantil. Era desenho simples, em cartolina. Nós ganhamos. Depois ele deu para a gente um pedaço de arenito. Fizemos coisas que pareciam sem sentido, como um rabisco que nem sabíamos o que era. Eram coisas que saíam de dentro da gente”, explica Zenaide, que nasceu em 1965. Zenilda nasceu em 1962 e Zeneide em 1967. Conhecidas como as Irmãs Petuba, são muito unidas e trabalham juntas o dia todo. Mas o trabalho de cada uma tem um traço marcante e próprio.
O pai, severo, sempre fez questão que elas estudassem. Todas concluíram o segundo grau e faziam artesanato por necessidade, mas o pai não sabia. “Um dia, participamos da feira Artenor
(feira de artesanato) e fomos para Maceió, conhecemos outras pessoas, vimos um mundo novo e trocamos muitas informações. Não achávamos que precisava vender. Queríamos mostrar e ver tudo, tudo.”
ZENEIDE, ZENILDA E ZENAIDE
Ampliar foto

Ampliar foto

Ampliar foto
VITÓRIA-RÉGIA
de Zeneide Petuba
Arenito, 73 cm de altura
SEM TÍTULO
Arenito, 70 cm de altura.
De Zenilda Petuba
MULHER E FETO
De Zenaide Petuba
Arenito, 45 cm de altura
 
Maceió
Arapiraca
Marechal Deodoro
Praia do Francês
Palmeira dos Índios
Boca da Mata
Capela
Comunidade Quilombola de Muquém
Ilha do Ferro
 
Região Norte
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Sudeste
Região Sul
Índice Remissivo e Endereços
Home
Capa do Livro
Produzido por:
Proposta Editorial

Fone:
(11) 3814 3536

e-mail:
info@proposta.com