|
Vinícius Ribeiro nasceu em São Luiz Gonzaga, em 1968, e desde criança gostava de rabiscar e inventar coisas. “Eu pegava os gibis e ficava reproduzindo os desenhos. Acho que assim fui aprendendo a proporção das coisas, pois nunca estudei para isso. Tive várias ocupações, mas não gostava. Eu gosto mesmo é disso que faço agora.” Ele conta que em 1991 ganhou uma lembrancinha da região, um gauchinho. “Olhei bem aquilo e achei que poderia fazer melhor. Acho que consegui porque depois de um ano passei a viver somente desse trabalho.”
Hoje, Vinícius ensina no Centro de Criatividade mantido pela prefeitura, mas tem obras suas por toda a cidade. São muitas as suas reproduções, em tamanho natural, de personagens da história popular. “Fiz muitas esculturas do nosso poeta Jaime Caetano Braun, de Cenair Maicá, cantor missioneiro, de Noel Guarany, também músico. Essas pessoas são consideradas troncos missioneiros e foram eles que começaram o estilo musical que enfatiza a cultura missioneira. Outra peça da qual me orgulho é a de Luís Carlos Prestes, que está no Museu de Arqueologia da cidade.”
Vinícius esculpe também em arenito. Está terminando uma escultura de três metros de altura de Sepé Tiaraju (herói indígena regional), que será colocada no pedestal dos heróis missioneiros. |