Na cidade de Prados, mais de 700 famílias sobrevivem hoje do trabalho artesanal em madeira. Isso significa que mais de 2 mil pessoas esculpem ou entalham peças em madeira. Entre elas, a mais comum é a figura de um leão, ainda que macacos, corujas e outros animais também encham as prateleiras dos ateliês e oficinas.
A história sobre como isso tudo começou pode ter várias versões, mas tem uma só origem: a família Julião. Conta a lenda que um dia um circo passou pela cidade. E um jovem que morava ali, no bairro Caraça, foi ver o espetáculo e se encantou com os leões e macacos. Quando chegou em casa, pegou um pedaço de madeira e esculpiu um leão. Quem contou isso foi a mãe de Itamar Julião, em 1996. Talvez essa seja a melhor explicação para que leões e macacos encantem tanto o imaginário desse lugar. A verdade é que o jovem Itamar Julião fez história e infelizmente faleceu precocemente em 2003. Seus leões são reproduzidos em profusão pelos artesãos locais.
Porém, se Itamar Julião tornou famoso o seu sobrenome, a história dessa família de escultores em madeira começou, na verdade, há muito tempo, com Julião Boiadeiro, que serrava réguas para montar currais e cabo de arreios para as selas. Seu filho Antônio Julião (avô de Itamar) aprendeu as mesmas lides e um dia esculpiu um boi, para passar o tempo. Dos seus quatro filhos, dois (José e Pedro) deram origem a uma linhagem de escultores que, graças a Itamar Julião, ganharam contornos próprios e hoje sobrevivem somente desse trabalho.
José teve oito filhos: Itamar, Vicentina, Antônio, Valdir, Eleuza, José, Maria e João. E Pedro teve Ari, Antônio, Pedro, Simone e Anésio. Este último tem um filho chamado Márcio, que já está trabalhando na madeira, inaugurando a quarta geração desse nome que é sinônimo de muita arte. Igual os filhos de Vicentina e de Antônio. E, assim, o trabalho começado pelos primeiros Julião e que ganhou fama com Itamar parece que vai continuar por muito tempo, pois toda a família, direta ou indiretamente, esculpe em madeira. Aqui, registramos alguns deles, de diferentes gerações.
Vicentina Julião
Vicentina Julião nasceu em Prados, em 1955, e seu filho José, em 1976. Hoje, trabalham juntos e ambos assinam suas peças com o sobrenome Julião.
Antônio Julião
Antônio Julião, irmão de Vicentina, nasceu em 1966. Seguindo a trajetória inaugurada pelo irmão mais velho, sobrevive hoje somente com suas esculturas.
João Julião
João Julião nasceu em 1968. “Quando mais novo eu ajudava meu pai na roça e fazia uns trabalhos em madeira sempre que podia.”
Márcio Julião
Representante da geração mais nova, Márcio Julião impressiona pela paixão com que fala da saga da família Julião.
 
Belo Horizonte
Ouro Preto
Diamantina
Berilo
Araçuaí
Campo Alegre
Santana de Araçuaí
Itinga
Caraí
Sete Lagoas
Divinópolis
Montes Claros
Paraopeba
Pirapora
São João Del-Rei
Prados
Bichinhos
Tiradentes
Cachoeira do Brumado
 
Região Norte
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Sudeste
Região Sul
Índice Remissivo e Endereços
Home
Capa do Livro
Produzido por:
Proposta Editorial

Fone:
(011) 3814 3536

e-mail:
info@proposta.com