|
Prados ficou famosa em todo o País e no exterior por causa dos fantásticos e enormes leões de madeira esculpidos por Itamar Julião, que morreu precocemente em 2003. E foi com esse mestre que Valdir Gomes Ribeiro aprendeu a talhar a madeira como ninguém. “Eu trabalhei uns cinco anos com o Itamar e comecei a fazer peças minhas e por isso resolvi trilhar meu caminho sozinho.”
Valdir trabalha literalmente sozinho, no bairro Caraça, em Prados.
“Desde criança eu fazia bichinhos de madeira para brincar. Depois, estragava e queimava tudo para poder fazer outros. Eu fazia os super-heróis para brincar. Até que, já crescido, vi o Itamar vendendo as peças dele e resolvi aprender e tentar. E aqui estou.”
O trabalho de Valdir chama atenção em um bairro, hoje, inundado por pequenas oficinas de escultores em madeira, de bichos grandes e pequenos. Além do traço perfeito, do acabamento esmerado, Valdir sabe talhar. Diferente dos muitos bichos esculpidos mecanicamente, em suas peças pode-se sentir os talhos do formão e da faca que, a golpes vigorosos, formam as pelagens dos animais e as montanhas cheias de movimento. |