Raimundo Assis Maia Filho nasceu em Arapiraca (AL), em 1948. Entre idas e vindas, no fim dos anos 1990 se divorciou, casou com Dona Teresinha e veio para Maceió. Aqui, continuou seu trabalho em madeira e conseguiu um boxe no Pavilhão do Artesanato, na orla marítima de Maceió, e passou a assinar seus trabalhos como Raimundo Maia.
“Quando eu tinha 8 anos fiz minha primeira peça; peguei um pedaço de gamela de jaqueira e fiz um rosto no fundo da gamela. Vi um rosto em uma revista e fiz. Mesmo trabalhando como vendedor de material de construção, continuei fazendo. Estou há 25 anos vivendo só de arte.
A gente tem, na verdade, de fazer de tudo para vender.”
Raimundo conta que viajou bastante, chegando até a Bolívia. “Voltei sabendo que não deixaria mais a arte de lado. Aqui, a gente não tem todo o apoio necessário. O começo foi duro. A gente vinha para perto da praia. Vinha a prefeitura e tirava a gente, como se fôssemos marginais. Eu ainda era solteiro quando começou a Feira de Artesanato de Pajuçara. Éramos um grupo de artesãos. Depois vieram os cursos, e as coisas vão se vulgarizando. Todo mundo pode ser artista. Por um lado, foi bom porque aqui o desemprego é muito, mas são poucos os que ficam.”
Raimundo tornou-se bastante eclético, por força da necessidade. Mas suas obras grandes, em tamanho natural, são as que chamam mais atenção. No ateliê que tem em casa (“construída só com o ganho na arte”), está terminando as figuras de Corisco e Dadá. Chamam atenção a delicadeza do perfil de Dadá e os detalhes das roupas e indumentárias cangaceiras. Aqui, sem dúvida, o melhor de Raimundo Maia.
RAIMUNDO MAIA
Ampliar foto Ampliar foto

CORISCO E DADÁ
Imburana, 1,80 m e 1,60 m de altura.
Obra em andamento

ESCRAVOS
Imburana, 1,20 m de altura.
Coleção particular

 
Maceió
Arapiraca
Marechal Deodoro
Praia do Francês
Palmeira dos Índios
Boca da Mata
Capela
Comunidade Quilombola de Muquém
Ilha do Ferro
 
Região Norte
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Sudeste
Região Sul
Índice Remissivo e Endereços
Home
Capa do Livro
Produzido por:
Proposta Editorial

Fone:
(11) 3814 3536

e-mail:
info@proposta.com