|
O Piauí é o Estado nordestino com a menor costa litorânea, mas com uma quantidade imensa de artesãos e artistas, seja nos trançados, no barro ou na madeira. É, também, o Estado com o maior número de mestres santeiros. Sem dúvida, o mais importante foi Mestre Dezinho, o precursor desse movimento, com suas obras para a igreja do bairro da Vermelha, em Teresina, capital do Estado do Piauí.
José Alves de Oliveira era seu nome e nasceu em Valença (PI), em 1916. Com uma vida atribulada como qualquer sertanejo, Mestre Dezinho acabou por trabalhar como mestre carpinteiro a maior parte de sua vida e seus ex-votos foram se transformando em santos e Cristos que esculpia com maestria. Nas roupas, símbolos armoriais desenhados a partir dos ferros de marcar gado do sertão e flores, frutas e animais da região.
São inúmeras as outras formas de expressão e nomes de artistas e artesãos que aqui poderiam estar contemplados. Aqueles que apresentamos são uma parte desse todo, que a exemplo do que ocorre no restante do País, carecem de espaço e divulgação. |
|
|