|
Pernambuco é frevo, é carnaval, é Caruaru – a maior feira ao ar livre do mundo e Patrimônio Cultural do Brasil, terra de Mestre Vitalino e capital do forró. É cordel, mamulengos e bonecos. É em pleno agreste pernambucano que estão localizados o maior acervo de arte popular do Estado (o Centro de Artesanato de Pernambuco) e as mais famosas oficinas de xilogravura, entre elas as da família de J. Borges. Aqui, uma síntese das cores desse Estado que ainda tem rendas, trançados, brinquedos, folguedos e festas religiosas nas quais o sagrado e o profano sempre se misturam e convivem em paz.
Não bastasse tudo isso, Pernambuco guarda Petrolina, Tracunhaém e Ibimirim, cidades onde a maioria das casas são ateliês de artistas que esculpem no barro e na madeira seus santos, anjos, carrancas, sertanejos e cangaceiros.
No outro extremo, um mestre maior, Francisco Brennand, que reconstituiu e ofereceu aos pernambucanos, aos brasileiros e ao mundo aquele que certamente deve ser o maior conjunto de esculturas cerâmicas de um único artista em um único lugar.
Num gesto generoso, revela e compartilha seu mundo cósmico e visionário com todos. |
|