A falta de emprego no vilarejo de Ibimirim levou Maria Elda Alves Sobral a trabalhar na roça e fazer redes de pesca. “Aqui, quase todos eram santeiros e eu achava bonito. Ajudava um ex-cunhado no acabamento e um dia resolvi fazer uma peça inteira. Fiz um arcanjo e ninguém acreditou. Por isso eu faço todo o processo, desde talhar a madeira com o machado até o último toque de acabamento. Hoje sou a única santeira de Ibimirim e sou conhecida como Mestre Elda.”
Portanto, não é à toa que Mestre Elda se esmera. Quer se aperfeiçoar cada vez mais, quer que suas imagens sejam cada vez mais humanas. “Acho que as peças saem mais ou menos com a cara da gente mesmo. Tenho um rosto grande e olhos grandes. Talvez por isso minhas imagens sejam um pouco assim.”
Mestre Elda é muito exigente consigo mesma e com o processo de elaboração de suas imagens. “Eu não ligo se não vendo tudo agora ou se a minha produção não é grande. A maioria das pessoas não dá valor. Fazem esboços na máquina e tudo acaba ficando muito igual. Eu faço tudo à mão. Sei que lá fora, quando a pessoa vai comprar, não quer saber se foi feito à mão ou à máquina. Mas eu sei e acho que isso é que tem mais valor.”
MESTRE ELDA
Ampliar foto BONECA DE ROCA
Imburana.
Acervo do Centro de Artesanato de Pernambuco
(Bezerros, PE)
Ampliar foto MULHER
Imburana, 40 cm de altura.
Coleção particular
Ampliar foto Ampliar foto Ampliar foto
ANJO COM MENINO
Imburana.
Acervo do Centro de Artesanato de
Pernambuco (Bezerros, PE)
EX-VOTOS
Imburana, 15 cm de altura.
Coleção particular
 
Recife
Olinda
Bezerros
Goiana
Tracunhaém
Ibimirim
Petrolina
Caruaru
Carpina
Glória do Goitá
Garanhuns
Correntes
 
Região Norte
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Sudeste
Região Sul
Índice Remissivo e Endereços
Home
Capa do Livro
Produzido por:
Proposta Editorial

Fone:
(11) 3814 3536

e-mail:
info@proposta.com