“Muitos falam que o fandango veio de fora, mas é mentira.
O fandango é coisa nossa, de caiçara, inventada pela gente.”
Quem esbraveja e se orgulha de ser fandangueiro é Leonildo Pereira, que nasceu em Rio dos Patos (PR), em 1943, e desde que se entende por gente dançava, cantava e tocava o fandango.
“Eu faço meus instrumentos, a viola, a rabeca, o machete (viola de quatro cordas). Faço o batido (ritmo marcado por tamancos ou por um mestre ou marcador) e faço parte do grupo fandangueiro da família Pereira.”
Segundo ele, o fandango está ficando famoso porque está acabando. “Então tem gente do governo e de outros lugares correndo por aqui para gravar e fazer o Museu do Fandango.” Reunindo música e dança, o fandango era dançado depois de mutirões, do plantio, das colheitas, das puxadas de barco, todas atividades que exigiam um esforço coletivo da comunidade.
“Mas a gente penava para aprender. Os pais da gente não ensinavam. Eu ficava olhando, meio de longe, e assim ia aprendendo.” Agora quem fala é Nilo Pereira, que também constrói seus instrumentos, toca viola e marca o batido.
Além de fandangueiro, Nilo costuma vez ou outra esculpir algumas peças em madeira. “Eu faço alguma coisa, mas demora para vender. Os instrumentos a gente faz para outras famílias porque nem todos os fandangueiros sabem construir instrumentos.
” No entanto, o trabalho escultórico de Nilo chama a atenção.
Seus traços são fortes e simples. Ele rompe a madeira com o mesmo facão e facas usados para fazer suas violas e rabecas e acha graça por ter quem goste das suas “caras feias”. Nilo Pereira nasceu em 1954, em Rio dos Patos (PR), e ele e Leonildo moram em Guaraqueçaba.
LEONILDO PEREIRA E
NILO PEREIRA
Ampliar foto Ampliar foto Ampliar foto
ESCULTURA DE NILO PEREIRA
Madeira, 60 cm de altura

VIOLA
Madeira, cerca de
70 cm de comprimento

RABECA
Madeira, 40 cm de comprimento
 
Curitiba
Pinhais
Ilha do Mel
Guaraqueçaba
Bocaiúva do Sul
Jaguariaíva
 
Região Norte
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Sudeste
Região Sul
Índice Remissivo e Endereços
Home
Capa do Livro
Produzido por:
Proposta Editorial

Fone:
(11) 3814 3536

e-mail:
info@proposta.com