José Leôncio de Araújo nasceu em Rio Casca (MG), em 1934. Neto de oleiros, desde pequeno modelava bichos para brincar. Depois, crescido, trabalhou na lavoura, como todos, e, vindo para a cidade, exerceu os ofícios de barbeiro e carpinteiro na construção civil.
Filho mais velho de muitos irmãos, foi o último a despontar nas lides artísticas. “Quando meu irmão Maurino ganhou fama, parece que acordamos. Ninguém entendia de arte na família. Depois, quando meus pais morreram, eu sofri grandes transtornos e a arte me ajudou muito. Quando eu comecei a esculpir, já tinha mais de 50 anos e ainda era barbeiro; levei um ano assim, indo de uma coisa para a outra até que as formas começaram a aparecer. Hoje sobrevivo, ainda que dificilmente, somente da escultura.”
A velha cadeira de barbeiro permanece ali no quintal, no lugar onde Leôncio trabalha. Muitas esculturas parecem estar sendo recortadas sobre uma outra, mas ele explica: “Às vezes não gosto muito do que foi feito e então refaço. Recorto novamente aquilo que não me agrada”.
JOSÉ LEÔNCIO DE
ARAÚJO
Ampliar foto NOSSA SENHORA DE APARECIDA
Madeira policromada,
1,20 m de altura
Ampliar foto CABEÇA
Madeira policromada,
35 cm de altura.
Peça em processo de recriação
 
Belo Horizonte
Ouro Preto
Diamantina
Berilo
Araçuaí
Campo Alegre
Santana de Araçuaí
Itinga
Caraí
Sete Lagoas
Divinópolis
Montes Claros
Paraopeba
Pirapora
São João Del-Rei
Prados
Bichinhos
Tiradentes
Cachoeira do Brumado
 
Região Norte
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Sudeste
Região Sul
Índice Remissivo e Endereços
Home
Capa do Livro
Produzido por:
Proposta Editorial

Fone:
(11) 3814 3536

e-mail:
info@proposta.com