Dois dos filhos de J. Alcântara – Joe e James Alcântara – cresceram vendo o pai trabalhar e tomaram gosto. Joe (28 anos) conta que J. Alcântara ensinava e cobrava muito. “Isso está mais para urubu do que para tucano, meu pai costumava dizer. Então a gente tinha de refazer e fazer de novo, até que estivesse bom, perfeito.” Por isso, continuam a estudar a anatomia animal e os detalhes das penas, do pêlo, das patas, das asas. E o mesmo acontece em se tratando dos detalhes das plantas.
As peças pequenas levam em média 40 dias para serem finalizadas, mesmo porque a madeira precisa de tempo para “apurar”, ou chorar, como dizem os marceneiros. De acordo com Joe, as pessoas costumam dizer que na Amazônia a madeira não seca por causa da umidade. “Não é verdade. Os troncos grandes secam sim, mas levam uns seis anos. Daí o trabalho ser difícil. A gente precisa entender a madeira na qual está trabalhando para não errar, não deixar rachar.”
James (23 anos) faz mais entalhes. “Toda a produção tem destino certo, o que é fundamental, pois é daí que tiramos nossa sobrevivência.” Eles se revezam no ateliê-loja que possuem na Central de Artesanato Branco e Silva, em Manaus. As madeiras utilizadas são reaproveitadas de derrubadas na vizinhança, nas matas e algumas são compradas nas serrarias locais. Eles concordam que, se não fosse o trabalho iniciado pelo pai, hoje em Manaus não haveria tanta gente esculpindo e entalhando na madeira. “Mas é preciso ser bom e estudar sempre. A gente trabalha direto, desde manhã até à noite. Trabalhando muito assim, dá para tirar o sustento com a arte.”

JOE E JAMES ALCÂNTARA
Ampliar foto Ampliar foto Ampliar foto
ANTA
Escultura em madeira,
de Jeames Alcântara
COTIA
Escultura em madeira
de Joe Alcântara
ONÇA
Escultura em madeira
de Joe Alcântara,
60 cm de altura.
Coleção particular
 
Manaus
Manacapuru
Iranduba
 
Região Norte
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Sudeste
Região Sul
Índice Remissivo e Endereços
Home
Capa do Livro
Produzido por:
Proposta Editorial

Fone:
(11) 3814 3536

e-mail:
info@proposta.com