No boxe 167 do Mercado Tales Ferraz, em Aracaju, as pilhas de ervas medicinais, imagens coloridas de santos, velas, defumadores, sabonetes e mel fazem passar quase despercebido o trabalho de Jairo Dias Santana.
Nascido, em 1978, em Boquim, terra da laranja sergipana, ele disse que, junto com as ervas, começou a vender também bolotas de argila de Carrapicho (SE), que é um bom remédio. “As pessoas procuram muito para a pele e, de tanto ficar olhando os pacotes de barro, comecei a amassar e fazer umas coisinhas, assim para passar o tempo. E, de tanto ver as imagens de santo por aqui, acabei fazendo as minhas. Faço aqui e ponho para secar no sol, que aqui é muito. Eu aprendi fazendo, nunca ninguém me ensinou e faço imagem para ficar dentro de casa. Não podem ficar no tempo porque não queimo o barro. Não tenho forno.”
Jairo deixa as peças bem secas e passa tinta. Seu trabalho demonstra talento inato. Hoje, ele se sente seguro em mostrar como faz suas esculturas e é perceptível a vontade de seguir adiante. Além dos santos, Jairo faz bichos e presépios.

JAIRO DIAS SANTANA
Ampliar foto Ampliar foto
PADRE CÍCERO
Barro cru, 20 cm de altura
OS TRÊS REIS MAGOS
Barro cru, 25 cm de altura
 
Aracaju
Nossa Senhora da Glória
Pirambu
Santana do São Francisco
Areia Branca
 
Região Norte
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Sudeste
Região Sul
Índice Remissivo e Endereços
Home
Capa do Livro
Produzido por:
Proposta Editorial

Fone:
(11) 3814 3536

e-mail:
info@proposta.com