|
Como a maioria dos artesãos do povoado de Bichinhos e do entorno de Tiradentes, Fábio Heleno Teixeira começou a trilhar seu caminho como artesão na Oficina de Agosto. Trabalhou lá durante seis anos. “Aprendi muito com o Toti, que fundou a Oficina de Agosto. Ele estava começando seu trabalho mais integrado na comunidade e, nessa época, eu aprendi um pouco de tudo. Aprendi a montar peças, a fazer serralheria, acabamento, pintura, etc. Então comecei a fazer umas coisas por minha própria conta, da minha cabeça. O Toti foi muito legal e me aconselhou a buscar meu próprio caminho, a minha própria expressão. Assim, há cinco anos estou aqui, em minha própria oficina, ao lado do meu pai, que também trabalhou na Oficina de Agosto, bem no início, porque ele já conhecia o trabalho de serralheria.”
As tampinhas, ele conta que ganhou da Oficina de Agosto. “A idéia inicial era fazer roupas com elas, mas não deu certo. As tampinhas ficaram por lá, sem uso, e eu acabei ganhando elas. A primeira idéia foi fazer uma sereia, porque achei que com as tampinhas eu conseguiria fazer escamas. No começo, pregava as tampinhas com prego sobre uma base de madeira. Hoje eu amarro todas com arame. A peça fica mais leve e eu consigo colocar luz dentro delas.”
Fábio nasceu em Bichinhos, em 1979, e emprega hoje outros jovens e muita gente abre tampinhas para ele, em casa. “Eu compro das pessoas tampinhas abertas ou não. No começo, elas juntavam e me davam. Mas, como as peças começaram a fazer muito sucesso, agora eu compro.” |