|
Mestre Expedito (Expedito Antônio dos Santos) nasceu em Domingos Mourão (PI), no ano de 1932.
Morava muito longe do mar, mas tem uma queda especial por barcos. “Tenho muito medo do mar. Não navego, mas gosto de barcos.” Uma de suas obras mais famosas é um barco com mais de três metros de comprimento, com os apóstolos dentro.
A família era de marceneiros, e Mestre Expedito sempre soube que queria ser escultor. A mãe, muito religiosa, levava o menino para a igreja e ele ficava com muita vontade de fazer aquelas figuras que via por lá.
Desde pequeno, com uns 10 anos de idade, Mestre Expedito fazia algumas peças. Depois, foi crescendo, trabalhou como pedreiro, sapateiro, marceneiro e fazia também instrumentos musicais
(a mãe tocava sanfona de 8 baixos). “Era à noite que fazia minhas artes. O tempo passou, me casei. Morava na roça, onde nasci.
Fui convidado a fazer peças para uma exposição. Fiz um Santo Antônio que ganhou o primeiro lugar.”
O convite para vir para Teresina não tardou. Mestre Expedito veio ensinar sua arte e ficou. Vivendo somente de suas esculturas, formou todos os filhos e hoje começa a pintar telas. “Pintura primitivista.
Eu pintava algumas peças, mas as pessoas pediam que mantivesse a madeira natural. Então só pinto as peças que são minhas. E o que mais me orgulha é saber que minhas peças estão por aí, em mais de 50 igrejas, fora as outras compradas pelas pessoas que gostam do que faço.”
|