|
Quem quiser assistir a uma bela Folia de Reis tem que ir para o interior dos Estados brasileiros. Se for para o interior de Minas Gerais, em Paraopeba vai encontrar a Folia bem tradicional.
Nessa pequena cidade e em todas no seu entorno, como Caetanópolis ou Matozinhos, de 24 de dezembro a 6 de janeiro os grupos de Folia de Reis fazem a alegria dos moradores. Músicos e dançarinos paramentados e mascarados percorrem os bairros, abençoando as casas.
Em Paraopeba, Antônio Simões da Silva, nascido em 1944, e conhecido por todos como Peixão, fabrica até hoje as máscaras dos Reis Magos em forma de madeira e empapelamento com jornal. “Faço o Meuxor (Melquior) negro, o Baltazar e o Gaspar, de longa barba, para o grupo de Folia do seu Zezito Barbeiro.”
Seu Zezito, figura das mais conhecidas em Paraopeba, brinca desde os 8 anos. Começou na Folia do pai e agora, aos 75 anos, leva adiante a Folia de Reis de Chico d’Abelha, fundada em 1947. “Não está fácil, porque poucas pessoas se interessam. Só os mais velhos e algumas crianças, e quem é dono de Folia tem que vestir todos os integrantes e garantir os instrumentos. A gente depende de doações e na festa ainda recolhemos dinheiro ou comida pra levar pro asilo de idosos da região.” |