Alaécio Batista dos Santos, conhecido como Laécio, nasceu em 1964, na praia de Meleiras, em Conceição da Barra. Como todos os demais moradores da comunidade de Barreiras, é pescador. Seu avô, José Bento dos Santos, também era pescador, devoto de São Benedito, esculpia e entalhava as casacas para a festa do padroeiro, além de barquinhos, remos e agulhas para tecer rede de pesca.
Foi nesse ambiente que Laécio cresceu, vendo os fazeres do avô. “Não sei por que demorei tanto para começar a mexer com a madeira. Foi só aos 30 anos. Mas acho que foi porque um dia estava na praia e vi um pingüim. Bicho engraçado. Pensei em pegá-lo para entregar ao Ibama, mas não consegui. Voltei para casa desanimado. Peguei um pedaço de pau e fiz nele um pingüim. Foi assim que começou.”
Hoje, Laécio planeja viver exclusivamente de seu trabalho em madeira. Suas casacas são mais estilizadas e receberam tinta e verniz. Também têm uma tampa inferior, para guardar a baqueta no oco do pau. A madeira é caxeta, comprada na região. “Eu levo tudo que faço para a Associação dos Artesãos de São Mateus, no antigo porto. Coloco também no Mercado Municipal. Mas a gente precisa ir até lá. Como tenho uma moto, fica fácil, porque aqui é distante.” |