Aberaldo Sandes Costa Lima nasceu no povoado da Ilha do Ferro, município de Pão de Açúcar (AL), em 1960. Ali cresceu e vive até hoje porque gosta mesmo é do sertão. Um sertão mais do que especial, muito seco mas cercado de água e montanhas. “Aqui no mato, me encontro. Gosto de sair, acampar a céu aberto e sentir a natureza como ela é. Sempre vivi aqui, em terreno do meu pai. Só se andava a cavalo e a pé. Acho que minha mãe tem parte com índio. A gente saía e quando ela via alguém, corria se esconder. Era assim no sertão. A casa mais antiga daqui é de 1600 e uma das famílias mais antigas assinava Sandes Ferro. Dizem que aqui passaram holandeses, espanhóis e um povo galego. Acho que misturou tudo.”
No fundo de sua casa, o lugar onde trabalha revela seu universo – galhos, papéis, casulos de todo tipo, folhas e raízes. “Aqui gosto de fazer minhas coisas. Tem uma parte da madeira que já diz para a gente o que quer ser. Não gosto de fazer coisas que já existem, como as imagens de santos. Das coisas que existem, gosto de fazer só bichos e pássaros.
E na forma de gente, gosto dos ex-votos. Eu sou feliz, porque sempre sobrevivi da arte. Tem gente que não acredita no que faz e isso deve ser muito triste.”
ABERALDO SANDES
COSTA LIMA
Ampliar foto Ampliar foto

Ampliar foto

EX-VOTO
Mulungu, 50 cm de altura.
Coleção particular
EX-VOTO
Mulungu, 50 cm de altura.
Coleção particular
GALHO DE EX-VOTOS
Mulungu, 60 cm de altura
 
Maceió
Arapiraca
Marechal Deodoro
Praia do Francês
Palmeira dos Índios
Boca da Mata
Capela
Comunidade Quilombola de Muquém
Ilha do Ferro
 
Região Norte
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Sudeste
Região Sul
Índice Remissivo e Endereços
Home
Capa do Livro
Produzido por:
Proposta Editorial

Fone:
(11) 3814 3536

e-mail:
info@proposta.com